sexta-feira, 19 de março de 2010

Oficina 1 TP1 Gestar II - Variantes linguísticas

O texto como centro de experiências no ensino da língua. A intertextualidade.

No dia 20 de março de 2010 realizou-se as oficinas 1 e 2,na Escola Estadual "Odilon Behrens".Iniciou-se com o vídeo motivador "OS Pássaros". Foi feita a reflexão sobre o vídeo.
Em seguida o trabalho de reflexão sobre o uso da língua começou na tentativa de compreensão de como as variantes acontecem no cotidiano,e na conceituação de texto e implicações no Ensino- Aprendizagem.
Acredita-se que o ensino deve ser construtivo,então é importante refletir,discutir e ampliar os conhecimentos para produzir uma aprendizagem mais eficiente para os alunos.
Deve-se transmitir aos alunos como trilhar os caminhos do aprendizado e um dos principais é o conhecimentos da variação linguística através da história social e cultural. Para que isso aconteça é necessário sanar todo o preconceito linguístico, trabalhando a língua em suas múltiplas formas de uso,em todos os seus momentos.
Para enriquecimento das oficinas foi declamada a poesia Cuitelinho ,o vídeo Chico Bento no shopping e o texto mineiro: Declaração para meus amigos com o objetivo de identificar as variedades linguísticas regionais.
OS cursistas dramatizaram a crônica de Drummond "A Outra Senhora" o que muito enriqueceu o texto.
Em seguida saímos para o lanche e um pequeno descanso.
Ao retornarmos para a sala, iniciou-se as leituras e reflexões sobre as unidades 3 4 da mesma TP.Socializaram as atividades das unidades trabalhadas. Em seguida narraram algumas fábulas como: O leão e ratinho , a ostra e o buraco da fechadura, a ostra e o camundongo e a raposa e as uvas chamando a atenção para a moral da história.
A fábula "A língua era desconhecida para nós cursistas. A partir de todas as reflexões formaram novamente os grupos e iniciaram a oficina 2. A oficina foi um planejamento de produção de texto a partir das fábulas que serão trabalhadas.
Para encerrar as oficinas foi declamada,por Fabrício a poesia "a palavra mágica de Drummond de Andrade e o vídeo também de Drummond "EU ETIQUETA".

Oficina 1 TP1 Gestar II

quarta-feira, 17 de março de 2010

Relatório TP2 Oficina 4

No dia 06 de fevereiro de 2010 reiniciou o Gestar II.Foi feito uma reflexão sobre a TP2 oficina o3 acontecida em dezembro de 2009( Gramática;seus vários sentidos)e( Frase e sua organização), , unidades 5 e 6. Iniciamos as unidades 7 e 8.
Para o início da unidade 7 assistimos o vídeo "Amor e Arte". Um vídeo que sensibiliza e aguça a fruição estética. Foi um momento de descontração. Após o vídeo aconteceu a reflexão, reflexão esta sobre a arte.
A arte é maravilhosa! Desperta sentimentos, faz com que as pessoas vejam as coisas de outra forma, de maneira mais interessante, mais leve, mais bonita.
A partir das reflexões dos cursistas iniciou-se o estudo da TP2 unidade 7 com o tema "Arte: formas e fução( Arte do cotidiano, Arte: classificação e características: função da arte).
Durante o estudo busco-se os pontos relevantes da unidade e como ilustração foi discutido as cidades históricas de Minas Gerais.
A Arte está presente no cotidiano das pessoas que, muitas vezes, nem percebido a sua beleza e sua importância na vida. A todo momento estamos envolvidos com a arte, seja em casa, na rua, no trabalho, no lazer.
Mas deve sempre observar, pos nem toda pintura,todo artesanato é uma atre. para ser arte precisa ser bem elaborada, ter qualidade superior.
Ouvimos também a música "fantasia de Chico Buarque, que exemplifica muito claramente a relação de "ARTE e FANTASIA",reforçando também o fato de que música é arte e está sempre entre nós. Os compositores brasileiros são verdadeiros artistas, e elevam a qualidade da música brasileira. A música pode enriquecer a qualidade das aulas, pois sempre será uma arte, mas é precisosaber selecionar. Cada música escolhida é para um determinado tipo de aula.
A unidade 8 do TP2, o assunto é "Linguagem Figurada" ( A expressividade da linguagem do cotidiano; figuras de linguagem literária; elementos sonoros e sintáticos da expressividade).
A linguagem figurada é usada no dia -a-dia sem que se perceba.São usadas as metáfors, comparações, metonímias... As figuras de linguagem enriquecem as obras literárias. Os escritores usam as figuras de linguagem como um jogo de palavras, despertando o leitor através dos sentimentos aguçados.
Os professores trabalharam o avançando na prática das unidades 7 e 8 e levaram fotografias de Aleijadinho e outras para dar veracidade à arte mineira. A partir desta aula , os alunos fizeram pesquisas sobre a Arte num todo.Na prática da unidade 8 foi trabalhado algumas figuras e charges, inclusive a própria oficina 4, que é bastante interessante. Alguns alunos têm facilidade em desenhar, o que permitiu ligar arte ás figuras de linguagem.
Para concluir o encontro e os trabalhos da Tp2 assistimos o Vídeo Salão de Beleza, para descontração e reflexão.
Eu, como coordenadora, aos cursistas não esquecerm de incluir o GESTAR II no Planejamento Anual e Diário, pois é o que os nossos alunos precisam.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Gota d"água

As gotas d'água

Os oceanos são a soma dos rios. Os rios, a soma de riachos, córregos e fontes. A cisterna, o poço são a soma de milhares e milhares de gotas. Se as gotas não se somassem não teríamos nem os oceanos, nem as cascatas, nem as fontes e nem os fios d'água perto das grutas.
A força dos rios está na soma das pequenas gotas d'água. A unidade das gotinhas geram a construção de milhares de usinas hidroelétricas. Sem a água, muitas cidades estariam ainda em trevas. Passariam as noites ainda sob a luz das lanternas a gás e dos lampiões a querosene.
São necessários muitos meses de seca e calor exagerado para secar um açude, uma barragem, um lago ou um tanque de água. Mas uma gotinha só sobre uma pedra desaparece em poucos instantes. Por quê? Porque não se uniu, não se agregou, não deu suas mãos, sua colaboração às milhares de outras gotinhas. Por isso enfraqueceu-se e o inimigo tragou-a vorazmente. A gota d'água vence os calores do verão somente se estiver unida às milhares de gotas.
Assim somos nós: isolados como gotas d'água, somos fracos, vorazmente engolidos pelos outros, pelas dores, pelas dificuldades. Quando lutamos junto, vencemos as grandes barreiras. Quando damos nossas mãos aos milhares de irmãos vencemos as maiores secas, as tormentas das dificuldades.
Vamos nos unir, com o coração e a alma aos nossos irmãos. Somente na unidade estará o nosso sucesso; e na unidade encontraremos forças suficientes para vencermos os obstáculos.
Um povo unido vence grandes batalhas. Eis o segredo: a comunhão entre nós.

(Texto extraído do livro: É tão fácil ser feliz - de Be

Mensagem reflexiva

Aprendendo a viver

Aprendi que se aprende errando
Que crescer não significa fazer aniversário.
Que o silêncio é a melhor resposta, quando se ouve uma bobagem.
Que trabalhar significa não só ganhar dinheiro.
Que amigos a gente conquista mostrando o que somos.
Que os verdadeiros amigos sempre ficam com você até o fim.
Que a maldade se esconde atrás de uma bela face.
Que não se espera a felicidade chegar, mas se procura por ela
Que quando penso saber de tudo ainda não aprendi nada
Que a Natureza é a coisa mais bela na Vida.
Que amar significa se dar por inteiro
Que um só dia pode ser mais importante que muitos anos.
Que se pode conversar com estrelas
Que se pode confessar com a Lua
Que se pode viajar além do infinito
Que ouvir uma palavra de carinho faz bem à saúde.
Que dar um carinho também faz...
Que sonhar é preciso
Que se deve ser criança a vida toda
Que nosso ser é livre
Que Deus não proíbe nada em nome do amor.
Que o julgamento alheio não é importante
Que o que realmente importa é a Paz interior.
"Não podemos viver apenas para nós mesmos.
Mil fibras nos conectam com outras pessoas;
e por essas fibras nossas ações vão como causas
e voltam pra nós como efeitos."
(Herman Melville)
Colaboração da professora Suleide GuAprendendo a viver