quarta-feira, 17 de março de 2010

Relatório TP2 Oficina 4

No dia 06 de fevereiro de 2010 reiniciou o Gestar II.Foi feito uma reflexão sobre a TP2 oficina o3 acontecida em dezembro de 2009( Gramática;seus vários sentidos)e( Frase e sua organização), , unidades 5 e 6. Iniciamos as unidades 7 e 8.
Para o início da unidade 7 assistimos o vídeo "Amor e Arte". Um vídeo que sensibiliza e aguça a fruição estética. Foi um momento de descontração. Após o vídeo aconteceu a reflexão, reflexão esta sobre a arte.
A arte é maravilhosa! Desperta sentimentos, faz com que as pessoas vejam as coisas de outra forma, de maneira mais interessante, mais leve, mais bonita.
A partir das reflexões dos cursistas iniciou-se o estudo da TP2 unidade 7 com o tema "Arte: formas e fução( Arte do cotidiano, Arte: classificação e características: função da arte).
Durante o estudo busco-se os pontos relevantes da unidade e como ilustração foi discutido as cidades históricas de Minas Gerais.
A Arte está presente no cotidiano das pessoas que, muitas vezes, nem percebido a sua beleza e sua importância na vida. A todo momento estamos envolvidos com a arte, seja em casa, na rua, no trabalho, no lazer.
Mas deve sempre observar, pos nem toda pintura,todo artesanato é uma atre. para ser arte precisa ser bem elaborada, ter qualidade superior.
Ouvimos também a música "fantasia de Chico Buarque, que exemplifica muito claramente a relação de "ARTE e FANTASIA",reforçando também o fato de que música é arte e está sempre entre nós. Os compositores brasileiros são verdadeiros artistas, e elevam a qualidade da música brasileira. A música pode enriquecer a qualidade das aulas, pois sempre será uma arte, mas é precisosaber selecionar. Cada música escolhida é para um determinado tipo de aula.
A unidade 8 do TP2, o assunto é "Linguagem Figurada" ( A expressividade da linguagem do cotidiano; figuras de linguagem literária; elementos sonoros e sintáticos da expressividade).
A linguagem figurada é usada no dia -a-dia sem que se perceba.São usadas as metáfors, comparações, metonímias... As figuras de linguagem enriquecem as obras literárias. Os escritores usam as figuras de linguagem como um jogo de palavras, despertando o leitor através dos sentimentos aguçados.
Os professores trabalharam o avançando na prática das unidades 7 e 8 e levaram fotografias de Aleijadinho e outras para dar veracidade à arte mineira. A partir desta aula , os alunos fizeram pesquisas sobre a Arte num todo.Na prática da unidade 8 foi trabalhado algumas figuras e charges, inclusive a própria oficina 4, que é bastante interessante. Alguns alunos têm facilidade em desenhar, o que permitiu ligar arte ás figuras de linguagem.
Para concluir o encontro e os trabalhos da Tp2 assistimos o Vídeo Salão de Beleza, para descontração e reflexão.
Eu, como coordenadora, aos cursistas não esquecerm de incluir o GESTAR II no Planejamento Anual e Diário, pois é o que os nossos alunos precisam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário