O texto como centro de experiências no ensino da língua. A intertextualidade.
No dia 20 de março de 2010 realizou-se as oficinas 1 e 2,na Escola Estadual "Odilon Behrens".Iniciou-se com o vídeo motivador "OS Pássaros". Foi feita a reflexão sobre o vídeo.
Em seguida o trabalho de reflexão sobre o uso da língua começou na tentativa de compreensão de como as variantes acontecem no cotidiano,e na conceituação de texto e implicações no Ensino- Aprendizagem.
Acredita-se que o ensino deve ser construtivo,então é importante refletir,discutir e ampliar os conhecimentos para produzir uma aprendizagem mais eficiente para os alunos.
Deve-se transmitir aos alunos como trilhar os caminhos do aprendizado e um dos principais é o conhecimentos da variação linguística através da história social e cultural. Para que isso aconteça é necessário sanar todo o preconceito linguístico, trabalhando a língua em suas múltiplas formas de uso,em todos os seus momentos.
Para enriquecimento das oficinas foi declamada a poesia Cuitelinho ,o vídeo Chico Bento no shopping e o texto mineiro: Declaração para meus amigos com o objetivo de identificar as variedades linguísticas regionais.
OS cursistas dramatizaram a crônica de Drummond "A Outra Senhora" o que muito enriqueceu o texto.
Em seguida saímos para o lanche e um pequeno descanso.
Ao retornarmos para a sala, iniciou-se as leituras e reflexões sobre as unidades 3 4 da mesma TP.Socializaram as atividades das unidades trabalhadas. Em seguida narraram algumas fábulas como: O leão e ratinho , a ostra e o buraco da fechadura, a ostra e o camundongo e a raposa e as uvas chamando a atenção para a moral da história.
A fábula "A língua era desconhecida para nós cursistas. A partir de todas as reflexões formaram novamente os grupos e iniciaram a oficina 2. A oficina foi um planejamento de produção de texto a partir das fábulas que serão trabalhadas.
Para encerrar as oficinas foi declamada,por Fabrício a poesia "a palavra mágica de Drummond de Andrade e o vídeo também de Drummond "EU ETIQUETA".
sexta-feira, 19 de março de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário