sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Resumo:Tipos Textuais

Narrativo:Tipo textual predominante em gêneros como crõnica,romance,fábula, piada,conto de fadas, etc.
Descritivo:Tipo textual predominante em gêneros como retrato,anúncio classificado,lista de ingredientes de uma receita culinária, lista de compras,cardápio,etc.
Explicativo ou expositivo:Tipo textual predominante em gêneros como aulas expositivas, capítulos de livros didáticos,verbetes de dicionário e enciclopédias,etc.
Argumentativo:Tipo textual predominante em gêneros como manifesto, sermão,ensaio, editorial de jornal, crítica, monografia,redação dissertativa, tese de mestrado,etc.
Instrucional ou injuntivo:Tipo textual predominante em gêneros como horóscopo, propaganda, receita culinária (modo de fazer),manualk de instruções de um aparelho, livros de autoajuda, etc.
Sequência narrativa

Foco narrativo:
Noção processual de progressão temporal.
Predominância de verbos de ação, circunstâncias, espaço - temporais.

Sequência descritiva

Foco de ser. Noção de permanência temporal.
Predominância de verbos de estado, adjetivos e circuntâncias espaciais.


Sequência Explicativa

É apresentado um saber já construído e legitimado socialmente ouum saber teórico.
Evitam-se as marcas de primeira pessoa, em função da objetividade.
As citações são explicitas e demarcadas.
Propõe-se informar e esclarecer.
Centra-se na divulgação do conhecimento, portanto a mensagem volta-se para o
referente.

Sequência argumentativa

Apresenta-se a construção de novos conceitos, a partir do próprio desenvolvimento discursivo.
O falante se manifesta e confronta a sua opinião com os dos outros.
Introduzem-se diferentes vozes de diferentes maneiras.
Propõe-se persuadir o interlocutor, conseguir adesão.
A organização da mensagem volta-se para o encadeamento lógico dos argumentos, a coerência textual.

Sequência injuntiva

Apresenta-se uma ordem, uma imposição, uma orientação.
O falante se apresenta-se como voz da autoridade ou com o mediador dela.
Propõe-se influir na conduta do interlocutor.
A mensagem centra-se no inter

Um comentário: